Biografia Raquel Pinheiro

Nasce no Porto em 1976. Vive desde sempre em Oeiras onde a proximidade com o mar e as cores do céu sempre a inspiraram. Em 2000 licencia-se em Artes Plásticas, Pintura pela Fac. de Belas Artes de Lisboa e inicia a sua actividade como ilustradora Infantil em 2001. Actualmente dirige o seu próprio atelier, trabalhando para diversas editoras e revistas, dedicando-se em exclusivo à ilustração e ao design, participando também em vários workshopse actividades relacionadas com esta temática. Ilustrou, entre outros, os livros Eu, A Casa, os Bichos e outras Coisas de Hugo Santos (Nova Vega, 2008), As Férias do Caracol de Anabela Mimoso (Nova Gaia, 2009), Livro com Cheiro a Canela de Alice Vieira (Texto Editores, 2009), Viagem no Verde de José Jorge Letria (Nova Vega, 2009), SOS SOL de Lúcia Vaz Pedro (Gailivro, 2009), Quem dá Prenda ao Pai Natal? de Alexandre Honrado (Gradiva, 2009), A História da Aranha Leopoldina de Ana Luísa Amaral (Civilização, 2010), A Fantástica História de Florzinha Gota de Água de José Carlos de Vasconcelos (Gradiva, 2010), A Princesinha do Jardim de Pedra de Daniel Marques (Nova Gaia, 2010), Arco, Barco, Berço, Verso de José Carlos de Vasconcelos (Gradiva, 2010), Há Coisas Assim… e Outra História de António Torrado (Civilização, 2010) e O Poeta e o Burro de Amadeu Baptista(Quidnovi, 2010).
Na área de Ilustração Editorial colabora com as Revistas Pais e FilhosVisão JúniorNoesis e com o JornalExpresso. Como projectos significativos paralelos destaca-se a ilustração da colecção 4 Leituras da Editora Cercica com livros acessíveis a crianças com Necessidades Educativas Especiais.
Em 2010, o livro que ilustrou “Quem dá Prenda ao Pai Natal?” de Alexandre Honrado foi nomeado para o prémio “Melhor Ilustração Infantil” no Festival Internacional de BD da Amadora.
Em 2011, foi nomeada novamente na mesma categoria com o livro “Arco, Barco, Berço, Verso” de José Carlos de Vasconcelos.

Sem comentários: